segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"O futebol paranaense é grande, sempre foi", afirma Lédio Carmona

Por Tarek Omar

“Comecei como estagiário do Jornal do Brasil, em 1986, fui mantido, contratado e, após anos na imprensa escrita, acabei migrando para a TV”, foram com essas palavras que o comentarista e blogueiro Lédio Carmona destacou como foi o início de sua carreira no jornalismo esportivo. Em entrevista exclusiva ao PRFutebol, ele contou sobre sua carreira, o sucesso de seu blog o bairrismo da imprensa nacional e sobre o atual momento do futebol paranaense. Confira:
- Atualmente, você é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros. Como foi o seu início na carreira esportiva? Passou por muitas dificuldades?
A dificuldade de sempre, comum à carreira de todo jornalista. Estágio, pouco dinheiro, muito trabalho, nenhum fim de semana livre. Comecei como estagiário do Jornal do Brasil, em 1986, fui mantido, contratado e, após anos na imprensa escrita, acabei migrando para a TV. 
- Além dos textos em seu blog, a sua interação com o público acaba atraindo ainda mais os leitores, que criam um elo de amizade. Como surgiu a ideia de criar um blog? Esperava esse sucesso que faz?
Absolutamente por acaso. Eu havia acabado de sair da TV Globo (era chefe de reportagem) quando um amigo do Globo Online me ofereceu um blog, até mesmo para matar minha vontade de não ficar longe do mercado do jornalismo esportivo e do futebol. Sou obsessivo. Gosto de fazer bem as coisas. Me entrego aos projetos. E quando vi, o blog era um sucesso. Hoje o blog tem outra dinâmica. Menos acessos, porém a audiência ainda é boa. 80% do meu tempo é para a TV. São momentos. Mas não tenho coragem de encerrar o blog. Adoro fazer, meus colaboradores são ótimos e é mais um elo com o público.

-  O bairrismo da imprensa Rio-SP fica evidente por diversas vezes, como por exemplo, no 1º jogo da final da Copa Sul-Americana 2010, em que a Rede Globo deixou de transmitir um jogo do Goiás, para exibir um filme, pelo fato de o Goiás não dar a audiência que eles procuram. Como você analisa essa situação?
Se não me engano, o jogo foi transmitido para Goiânia, que era o público alvo. A Globo tem um compromisso com sua programação. É uma situação delicada. Mas concordo que a mídia do Rio-SP é bairrista, até demais. E mesmo que fosse "de menos" já seria lamentável. O maior foco de bairrismo está na mídia escrita, que só sabe olhar para o umbigo dos clubes locais. 
-  Em seu blog, você procura sempre dar o mesmo espaço para todos os times, tanto do eixo, como fora dele. Talvez por isso, tenha conquistado a simpatia de muitos torcedores paranaenses. Na imprensa carioca você é um dos poucos que dão esse destaque para os outros times. Você acha que esse diferencial contribui para o sucesso do seu blog?
Acho até que ajuda a contribuir. Mas não acho que isso seja um mérito. É a minha obrigação. Não sou um jornalista carioca. Sou um jornalista brasileiro. E meu dever é escrever sobre todos e para todos. 
- Faça uma análise da imprensa esportiva mundial, atualmente.
A mídia europeia continua em evolução. É quem mais gosto de ler. Os textos são mais aprofundados, densos e opinativos. No Brasil, ainda vivemos muito de textos e análises rasas e entretenimento em excesso. A tendência da imprensa esportiva mundial é mudar, principalmente por causa da internet. Opinar, saber contar uma história, fazer o leitor raciocinar e discutir um tema. Essa é a nossa missão daqui para frente. 
- Em sua carreira, você já chegou a participar de seis Copas do Mundo. Considera-se um privilegiado por atingir um número tão expressivo como esse? E como você analisa a relação “Dunga x Imprensa” na última Copa?
Acho lamentável, de ambos os lados. Um treinador que nunca soube respeitar a liturgia do cargo e jamais entendeu, nem como jogador, a importância da imprensa. E, por outro lado, alguns colegas, imaturos, brincando de guerrear com o treinador, quando o nosso papel é bem diferente. Tudo desnecessário. 
- Qual é a sua análise sobre a atual situação do futebol paranaense? Tanto sobre a Federação Paranaense de Futebol, quanto os clubes.
Conheço pouco para fazer uma análise. Mas a formula do Estadual já melhorou. E, estruturalmente, Atlético e Coritiba estão muito bem. O futebol paranaense é grande, sempre foi.
-  Para encerrar, qual o conselho você daria para quem pensa em um dia seguir carreira esportiva?
Siga. É uma viagem maravilhosa. Mas prepare-se para dias de luta e de provação. Esqueça os domingos, a praia, o cinema e, em parte, a família. Mas, sinceramente, tudo vale a pena se você gosta do que faz.

5 comentários:

  1. Muito boa a entrevista, Tarek! Na minha opinião, o Lédio é um dos melhores comentaristas em atividade

    Parabéns pela dedicação no blog e pela entrevista que conseguiu

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog Tarek! Continue assim e você ira ser um L.C. um dia com certeza! Abraços

    ResponderExcluir
  3. muito bom o blog, parabéns, lédio é um dos unicos sensatos comentaristas que existe!

    ResponderExcluir