sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vale à pena investir em antigos ídolos?

Por Tarek Omar

Ver em campo grandes ídolos que fizeram história no futebol mundial é o sonho de muitos torcedores, principalmente quando o time escolhido por esses jogadores é o mesmo desses torcedores. E o clube, para se destacar na mídia, atrair patrocínio, e agradar a sua torcida, se empenha para trazê-los de volta, como foi o caso de Ronaldo, Roberto Carlos, Adriano, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, que estavam com o nome desgastado na Europa.

A torcida, obviamente fica eufórica com a contratação de jogadores deste nível, pois pensa que ele jogará tudo que sempre jogou quando ainda era jovem. Uma grande ilusão, a meu ver. Ronaldo, quando veio ao Corinthians em 2009, chegou com status de rei. Sua estréia no Pacaembu atraiu até torcedores rivais, que foram prestigiar o craque. Em seu primeiro clássico do ano, marcou um gol de empate no último minuto de jogo contra o Palmeiras, chegando até a derrubar as arquibancadas do estádio Eduardo José Farah nas comemorações.

Com o tempo veio à conquista do título paulista e da Copa do Brasil. Todos achavam que esses eram os primeiros de muitos títulos que estariam por vir, um grande engano. Depois destas conquistas, a história de Ronaldo no Corinthians foi um fracasso atrás do outro. No Brasileirão, a torcida, que sonhava com o título, teve de se contentar com uma classificação para a Libertadores.


Jogando o torneio Sul Americano, no ano do seu centenário, o time foi eliminado precocemente para o Flamengo. E apesar de nenhum título conquistado no aniversário de 100 anos, a torcida, que já estava se desgastando com o Fenômeno, teve uma nova esperança de que dias melhores viriam, após a contratação de outra estrela mundial, Roberto Carlos. Porém, logo na fase eliminatória da Libertadores deste ano, o Corinthians foi eliminado pela fraca equipe do Tolima. Foi o que bastou para a torcida protestar contra as maiores estrelas do time, que só estavam jogando pelo que fizeram no passado, Ronaldo e Roberto Carlos. O resultado? Roberto Carlos foi demitido, e o Fenômeno declarou sua aposentadoria.

Já o caso de Adriano, foi o oposto. Em sua primeira vinda ao Brasil, jogou mal no São Paulo, e acabou voltando para a Europa, mas, não durou muito tempo por lá, e voltou novamente ao Brasil, pois, segundo ele, queria recuperar a alegria de jogar futebol. O jogador afirmou ainda, que não voltaria mais para Europa, uma grande mentira. No Flamengo, ele foi bem e ajudou o time na conquista do título, porém, para a surpresa de todos, voltou para a Europa. Agora, sem espaço na Roma, já pretende voltar mais uma vez ao Brasil.


Os casos mais recentes são de Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, que foram contratados por São Paulo e Flamengo, respectivamente. O primeiro é presidente do Mogi Mirim e já chegou a declarar que havia abandonado o futebol. O segundo decidiu voltar porque estava mal no Milan. Rivaldo veio sem tanto alarde, com um salário baixo, e logo na sua estreia fez uma ótima apresentação, marcando um golaço. 


Já Ronaldinho Gaúcho, protagonizou cenas lamentáveis, se oferecendo como moeda de leilão a vários clubes. Em um determinado momento, seu irmão e empresário Assis, chegou até a brindar a volta de Ronaldinho ao Grêmio, mas logo na semana seguinte surpreendeu a todos, anunciando que ele foi contratado pelo Flamengo, com um salário de 2 milhões de reais. Sua estreia foi fraca, sem muito brilho e o primeiro gol com a camisa rubro negra foi de pênalti, na segunda partida que jogou. 
 

Fui um das pessoas que sempre defendeu a volta de grandes medalhões ao futebol brasileiro, pois é uma grande jogada de marketing do clube. Contudo, analisando todos os recentes exemplos que tivemos, minha opinião mudou consideravelmente. Será que realmente vale à pena investir tanto dinheiro em jogadores velhos, só pelo fato de um dia eles terem sido craques? Tenho minhas dúvidas. 

E você, se fosse presidente de um clube de futebol, apostaria em grandes ídolos do passado, ou em jovens jogadores com grande potencial no futuro? Deixe sua opinião. 

Um comentário:

  1. é meio complicado saber se o antigo craque vai voltar a vingar no clube..
    O bom de um craque antigo vir é a jogada de marketing, atrai mídia, torcedores e investidores para o clube...

    ResponderExcluir