sexta-feira, 15 de abril de 2011

“Não pode mais comemorar gol”

Por Tarek Omar

Dia 03/04/2011, Paraná Clube e Atlético-PR se enfrentavam na Vila Capanema. O jogo era tenso e os donos da casa venciam por 1x0. Até que Madson, em um lance genial, empata a partida. Na comemoração, no campo do adversário, ele obviamente extravasou na comemoração, e tirou a camisa. O juiz, logo tratou de dar o cartão amarelo. O jogo seguia tenso, e logo em seguida o Paraná voltou a frente. A torcida paranista, naturalmente provocou os rivais pelo placar. Porém, no final do jogo, surgiu novamente a estrela de Madson para empatar. Dessa vez, para não levar o cartão, ele não tirou a camisa, mas provocou os rivais que anteriormente estavam o provocando. O juiz novamente deu o cartão, provocando a expulsão do jogador, que saiu revoltado.


Jogadores atleticanos comemoram o gol contra o Paraná
Alguns dias depois, na Vila Belmiro, O Santos vencia por 2x0 o Colo-Colo do Chile, e o atacante Neymar fez o terceiro do Peixe. Na comemoração, ele não tirou a camisa e nem provocou os rivais para não levar o cartão, mas colocou uma máscara do seu próprio rosto, como forma de brincadeira. A arbitragem, mais uma vez não perdoou e aplicou o segundo amarelo, expulsando o jogador santista, que assim como Madson, saiu revoltado de campo, sem entender nada.
Neymar comemorando o gol com a máscara do seu rosto

Ontem, na partida diante do Caxias, no Couto Pereira, o Coritiba vencia por 3x0 com facilidade, mas buscava o quarto gol. E depois de tanto insistir, ele veio após um chute de Bill, aos 33 minutos do segundo tempo. Na comemoração, obviamente o atacante extravasou e foi comemorar com a torcida. Para não ser punido, ele não tirou a camisa, não provocou o rival e muito menos colocou uma máscara, apenas comemorou com a torcida. No entanto, de nada adiantou, ao voltar para o gramado, ele também levou o segundo amarelo e foi expulso. Em entrevista, ele retratou o atual momento em que vivemos. “Não pode mais comemorar gol”, e no fim do jogo, o narrador Edilson de Souza, da Rádio 98FM concluiu com a seguinte frase. “O futebol está ficando chato”.

Bill e Davi comemoram um gol do Coritiba
Realmente, o futebol está mesmo ficando chato. Esse, provavelmente, é o sentimento de muitos torcedores brasileiros que eram acostumados a participar de festas históricas, e atualmente vê um cenário cada vez mais politicamente correto. Sinalizadores, maquinas de papel picado, foguetórios e fumaças não podem mais. Entrar em campo na comemoração de um título e até mesmo xingar o adversário, também não podem.

E assim vai indo o futebol moderno, que hoje em dia, não pode mais comemorar nem o gol, que é um dos momentos mais brilhantes do jogo. Qual será a próxima regra para coibir a festa? Façam suas apostas.

Fotos: Joka Madruga, Ivan Storti e Oficial do Coritiba

4 comentários:

  1. Pra falar bem a verdade eu prefiro o futebol assim. Existem algumas atitudes chatas, mas pelo menos temos segurança.

    ResponderExcluir
  2. Futebol assim???? Olokoo, jamaaais. A magia do futebol são as festas e estão acabando com elas, e vc prefere assim?? Dificil entender esses comentarios

    ResponderExcluir
  3. Só digo uma coisa. saudades dos velhos tempos...

    ResponderExcluir
  4. Daqui a pouco só volta punir com cartão abraçar os colegas e aew vão fazer o gol e não fazer nd lamentável

    ResponderExcluir