domingo, 28 de novembro de 2010

Furacão empata com o Ceará no Nordeste e dá adeus ao sonho da Libertadores

O Atlético visitou o Ceará hoje no Castelão precisando de uma vitória para manter viva as esperanças de classificação para a Taça Libertadores da América 2011. Já o time Nordestino, precisava apenas de um empate para garantir matematicamente sua vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano. Os gols da partida saíram todos no primeiro tempo, com Rafael Santos abrindo o placar para o rubro-negro aos 37 minutos e o atleticano Manoel empatando para o Ceará com um gol contra aos 43 minutos. O resultado de 1x1 tirou as últimas esperanças do Atlético em se classificar para Libertadores, enquanto o Ceará garantiu sua vaga para Sul-Americana 2011.

O primeiro tempo começou com boa movimentação e muito equilíbrio em Fortaleza, onde as duas equipes foram em busca do resultado para garantir seus objetivos. Com boas chances dos dois lados, a partida não dava mostras de quem sairia com a vitória. Apesar da boa posse de bola rubro-negra, a primeira grande chance do jogo foi do Ceará, com Magno Alves chutando rente a trave do goleiro Neto, aos 21 minutos. A resposta atleticana só veio aos 28 minutos em um bom chute de Wagner Diniz no travessão.


 A partida se manteve equilibrada até os 37 minutos, quando Rafael Santos de cabeça, abriu o placar para a equipe paranaense, 1x0. No entanto, o Vozão não demorou em dar a resposta, aos 43 minutos, Magno Alves cruzou rasteiro na área e o atleticano Manoel tentou cortar, mas acabou mandando pro fundo das redes adversárias, 1x1.

A etapa final começou melhor para o Furacão, logo no início o zagueiro Diego Scomasson levou o segundo amarelo após falta em Guerrón e foi para o chuveiro mais cedo. Com vantagem numérica e precisando da vitória, o rubro-negro foi pra cima da equipe nordestina, que sentiu a expulsão e se recuou em seu campo. Porém, com o apoio da torcida, o Ceará aos poucos foi se ajeitando, e teve grandes chances de virar o placar. Em uma delas, a bola chegou a acertar o travessão após um grande chute de Magno Alves.

O jogo se manteve empatado com a equipe cearense ligeiramente melhor, até o final, quando o rubro-negro foi pra cima em busca dos seus últimos suspiros. Entretanto, apesar de perigoso no final da partida, o Atlético não conseguiu mudar o cronograma e deu adeus ao sonho da Libertadores. O Ceará, no entanto, saiu de campo comemorando a classificação para a Sul-Americana 2011 com a torcida.

Apesar do sentimento amargo da desclassificação, o Atlético tem muito que comemorar. Contrariando diversos críticos e comentaristas esportivos, que apontavam o rubro-negro como principal candidato ao rebaixamento, a equipe atleticana brigou ponto a ponto pela vaga na Libertadores, dando adeus ao sonho só na penúltima rodada da competição. Além de que, após 5 anos, o clube enfim realizou uma boa campanha no Campeonato Brasileiro, resgatando um orgulho que estava sendo desgastado nos últimos anos. Deixo aqui meus parabéns à equipe atleticana.

Texto: Tarek Omar
Foto: L. C. Moreira / Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário