sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Os clássicos históricos do Trio de Ferro


O PRFutebol iniciará hoje uma nova sessão para os torcedores do Trio de Ferro relembrarem momentos marcantes da história do futebol paranaense. Semanalmente o blog relembrará um clássico ou jogo histórico de cada time do trio. Iniciaremos hoje com alguns clássicos que marcaram história no futebol do nosso Estado.

Atlético-PR 1x3 Paraná (Semi final do Paranaense 2007)

Semi final do Campeonato Paranaense 2007. O Paraná Clube, que jamais havia vencido o Atlético na Arena da Baixada, jogava apenas por um empate para sair com a classificação. Precisando da vitória, o Atlético foi pra cima do rival, e abriu o placar com Alex Mineiro cobrando pênalti. Na etapa final o tricolor voltou melhor, e aos 17 minutos, o paranista Lima empatou a partida. Em vantagem no placar, o Paraná jogava apenas nos contra ataques, e foi assim que Alex virou a partida aos 36 minutos do 2º tempo. O golpe de misericórdia veio no último lance do jogo, com um gol contra do atleticano Rogério Corrêa, pra explosão da torcida paranista que fez a festa em plena Arena da Baixada.

Coritiba 2x2 Atlético-PR (Final do Paranaense de 1990)

Era decisão do Campeonato Paranaense de 1990. Coritiba e Atlético, que foram rebaixados em 1989, tratavam essa decisão como à partida de suas vidas. Entretanto, como a queda do Coxa havia sido no tapetão, toda a mídia tratava o alviverde como franco favorito ao título. Em campo o clube do Alto da Glória confirmava o favoritismo e após um empate na primeira partida, vencia o jogo de volta por 2x1 no Couto Pereira. A torcida da casa, com a certeza da vitória, já soltava os gritos de campeão, até que aos 26 minutos o zagueiro coxa branca Berg marcou de cabeça um gol contra que calou os alviverdes, garantiu o empate e deu o título ao rubro negro em pleno Couto Pereira, para explosão da torcida atleticana em todo o Estado. Um duelo histórico, lembrado até hoje por muitos torcedores da dupla Atletiba.

Atlético-PR 3x3 Coxa (Bi campeão paranaense 2004)

Decisão do Campeonato Paranaense 2004, na Arena da Baixada. O Coritiba, que brigava pelo bi campeonato, precisava apenas de um empate para sair com o título. O 1º tempo foi de tirar o fôlego: diversas oportunidades para os dois lados, além de uma virada e 5 gols, terminando com o rubro negro em vantagem. Na etapa final, o Coxa, precisando do empate para garantir o título, foi pra cima da equipe da casa, e com apoio de incansáveis torcedores, chegou ao resultado com um gol de cabeça do ex-atleticano Tuta, aos 32 minutos do 2º tempo, para festa da torcida alviverde na casa do rival.

Texto: Tarek Omar
Fotos: Arquivo

4 comentários:

  1. O meu pai até me fala desse Atletiba de 1990. Com certeza esse foi um dos mais tristes clássicos da história do Coxa :(

    ResponderExcluir
  2. Deixo aqui uma sugestao
    quero ver aquele 5 x 2 no Pinheirão em que demos um sonoro chocolate nas paquitas
    o ozeias o SER OZEIAS só nao fez chover nesse jogo , o coxa fez 2 x 0 mas o clube da raça foi buscar e emplacou uma senhora goleada

    ResponderExcluir
  3. Tarek, nem entendo de futebol, rs
    estou retribuindo a visitinha ao meu blog.

    a unica coisa qe sei de futebol e' qe sou cruzeirense, hehehe
    beijss e sucesso pra voce!

    ResponderExcluir