domingo, 21 de novembro de 2010

Coritiba leva o título da Série B e Atlético se complica na briga pela Libertadores

Foi um sábado decisivo para o futebol paranaense. Enquanto o Coritiba decidia o título antecipado da Série B contra o Icasa, no Ceará, o Atlético tinha um confronto decisivo contra o Grêmio, em Porto Alegre, na disputa por uma vaga na Taça Libertadores da América 2011. Com o título conquistado pelo Coritiba no Nordeste, o Atlético tinha a chance de consagrar o final de semana para o futebol paranaense com uma vitória, porém, um erro escandaloso da arbitragem, ao marcar um pênalti inexistente para o Grêmio, prejudicou a equipe atleticana, que viu sonho por uma vaga na Libertadores ficar cada vez mais distante.


Logo no começo da manhã, as expectativas das duas torcidas eram as melhores possíveis. Diversas camisas dos dois times pintavam a capital paranaense e a esperança de um bom resultado fora de casa reinava entre os torcedores da dupla Atletiba. O primeiro a entrar em campo foi o Coritiba, que levou um grande sufoco no Ceará.

Nos primeiros minutos de jogo, o Icasa, empurrado por sua torcida, foi pra cima do Coxa, que apostava nos contra golpes. Entretanto, confirmando a superioridade na partida, o time nordestino foi o primeiro a marcar, com Júnior Xuxa em uma bela cobrança de falta aos 19 minutos. Embalado com o gol e apoiado por sua torcida, a equipe da casa foi pra cima do Coritiba em busca do segundo gol, porém, após equilibrar o jogo, quem marcou foi o alviverde paranaense, com um lindo gol de Marcos Aurélio em bela jogada individual aos 45 minutos do primeiro tempo.


Com igualdade no placar o Coritiba foi pra cima do time nordestino para confirmar o título ainda nessa rodada, pois uma vitória em casa do Bahia deixaria a decisão para a última partida. A equipe baiana vencia por 1x0 o já rebaixado Santo André e para dramatizar ainda mais a decisão, Leozinho marcava o segundo do Icasa no Ceará. Porém, para alívio da torcida alviverde, o Santo André virou a partida em Pituaçu e consagrando de vez o título, Geraldo marcou o gol de empate para o time paranaense garantindo o título ainda nessa rodada. Após o apito final, a torcida coxa-branca tomou conta da capital paranaense na festa do título.


Logo em seguida, às 19:30, o Atlético entrava em campo contra o Grêmio no Olímpico em uma partida decisiva para o seu futuro no campeonato, pois uma derrota para o Grêmio, adversário direto na disputa pela vaga, deixaria distante o sonho da Libertadores.

O jogo começou com uma grande pressão do time da casa, que já aos 13 minutos abria o placar com um bonito gol de Neuton. No entanto, o Atlético não se abateu e foi em busca do empate, que veio com Paulo Baier cobrando pênalti 7 minutos depois. Após o gol atleticano, a partida se equilibrou e permaneceu com grandes chances para os dois lados até o fim do primeiro tempo.

Na segunda etapa a partida permanecia equilibrada, até que um erro escandaloso do árbitro Sálvio Espínola mudou o rumo da partida. Um pênalti inexistente marcado a favor da equipe gaúcha acabou decidindo o jogo e complicando a vida do rubro-negro. Na ocasião, o bandeirinha ainda chegou a avisar o juiz que o jogador gremista se jogou na área, mas Sálvio Espínola manteve sua decisão, gerando muitos protestos dos jogadores atleticanos. Na cobrança, Douglas recolocou o tricolor em vantagem. Após o gol, o Grêmio apenas administrou a partida, que se encaminhava para um 2x1, até que no finalzinho Diego Clementino acertou um bom chute de fora da área e decretou a vitória gremista, complicando de vez a vida atleticana na disputa pela vaga.


Não deixando a rivalidade de lado, a torcida coxa-branca, que comemorava o título alviverde na Avenida Batel, comemorou os gols gremistas como se fossem do Coritiba (clique aqui para ver o vídeo). Na próxima rodada o Atlético enfrenta o Ceará no Castelão e para continuar sonhando com uma vaga na Libertadores, precisa vencer seu jogo e torcer para um tropeço de Grêmio e Botafogo. Já o Coritiba tem um duelo diante do Guaratinguetá no Couto Pereira em duelo que marcará a entrega da taça de campeão ao clube alviverde. 

Texto: Tarek Omar
Fotos: Reprodução, Coritiba, Futura Press e RBS
Vídeo: Felipe Ribeiro

2 comentários:

  1. Esqueceu que o Atlético está na frente do Botafogo em número de vitórias!? Portanto, só depende de um tropeço do Grêmio e não do Botafogo.

    ResponderExcluir
  2. Chora porkarada o sonho akabouuuuuuuu

    O Campeãooooooooooooo sou eu que sooooou

    ResponderExcluir