domingo, 12 de dezembro de 2010

Especial PRFutebol: Clássicos históricos do Trio de Ferro

Paraná 2x2 Coritiba (Campeão Paranaense de 1999)

Era a última das 3 partidas decisivas do Campeonato Paranaense de 1999. Após 2 jogos eletrizantes, o Coritiba precisava apenas de um empate na Vila Olímpica para conquistar o campeonato e quebrar um jejum de 10 anos sem títulos. Porém, logo aos 7 minutos do 1º tempo o Paraná já abria 2x0,  dando iníccio ao que parecia ser uma goleada histórica. Entretanto, o Coxa não se abateu com o resultado e foi em busca da vitória, conquistando um empate heróico, com o último gol marcado por Darci aos 32 minutos do 2º tempo, pra delírio da torcida coxa branca em todo o Estado, que depois de 10 anos, pôde enfim comemorar um título.

Coritiba 1x4 Atlético-PR (1999. Seletiva para a Libertadores de 2000)

Seletiva pra Taça Libertadores 2000, Coritiba e Atlético faziam a 1ª partida da 2ª fase no Couto Pereira. O clássico, como sempre, era tenso, e o Coxa vencia por 1x0 até o começo do 2º tempo, quando em um forte chute o volante atleticano Cocito empatou a partida. Adriano Gabiru, Luizinho Neto e Kléberson fizeram mais 3 e definiram uma sonora goleada atleticana por 4x1 em pleno Couto Pereira, abrindo uma grande vantagem para o jogo de volta, na Arena da Baixada. Na ocasião, o Atlético-PR se classificou e chegou até a final da Seletiva, conquistando o título em pleno Mineirão contra o Atlético-MG. Essa foi a primeira, das 3 Libertadores disputadas pelo Furacão.


Paraná 1x0 Coritiba (Tri Campeão Paranaense de 1995)

Decisão do Campeonato Paranaense de 1995. O Paraná, que brigava pelo tri campeonato, enfrentava o Coritiba em um Pinheirão lotado. O jogo era muito disputado, com as duas equipes indo ao ataque. As chances de gols eram incríveis, com os dois times perdendo boas oportunidades. O tempo passava, e o 0x0 no placar insistia em permanecer. Porém, quando tudo encaminhava que a decisão iria para as penalidades, o jovem paranista Denílson, aos 45 minutos do 2º tempo, marcou o gol do título, pra explosão da torcida tricolor, que pela 3ª vez consecutiva comemorava o título paranaense.

Texto: Tarek Omar
Fotos: Coritiba e reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário