sábado, 11 de dezembro de 2010

O abandono do Pinheirão, a casa do futebol paranaense

Bandeiras penduradas nas janelas, fogos de artifícios e a cidade “pintada” de verde e amarelo. Curitiba esperava por esse jogo há semanas. Busca desesperada por ingressos, torcedores a caminho do estádio formando uma grande massa, todos com um único grito “Brasil!, Brasil!”. Dia 19 de novembro de 2003, a Seleção Brasileira de Futebol marcava a reestreia daquele que quando planejado era para ser o maior estádio do país, com capacidade para 120 mil torcedores, contra a seleção do Uruguai, num jogo emocionante que acabou empatado em 3 a 3.


Com capacidade atual para 25 mil torcedores, bem abaixo do planejamento inicial, e esquecido pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), o Estádio do Pinheirão se encontra em estado deplorável no bairro do Tarumã, em Curitiba. Um Complexo Poliesportivo construído para, além de ser o maior, ser referência na América Latina, com capacidade maior até mesmo que o Maracanã, mas que não saiu do projeto. O que era para ser a casa do futebol paranaense e abrigar a história do futebol local, hoje não passa de um lugar abandonado e esquecido, com sérios problemas estruturais. 


Além do estádio, o complexo conta com infraestrutura para a prática de atletismo e o Museu do Futebol Paranaense, um local dedicado à história do Estado, a qual parece não ter muita importância para a Federação.


O Pinheirão é a demonstração da total incompetência da Federação Paranaense de Futebol, desde a sua construção o estádio apresentou problemas, em sua fase inicial. Sob a direção do então presidente da FPF José Milani a construção foi iniciada, no entanto, teve as obras paralisadas por 13 anos devido à falta de verba. “É uma falta de consideração com o Estado, eu não sabia que lá tinha o Museu do Futebol, para mim é uma novidade, mas, então é vergonhoso, tá tudo caindo aos pedaços lá”, afirma o torcedor Altevir Medeiros.


Para alguns paranaenses, esse descaso com o estádio demonstra a situação pela qual passa o futebol do Paraná, que apesar da boa campanha do Atlético neste ano, e o acesso do Coritiba, aparecem em diversas vezes como coadjuvantes no cenário nacional. “O futebol paranaense está cada vez pior, a atual situação dos nossos times é deprimente”, comenta Fabiano Ferreira.


Com a escolha do Brasil como país sede da Copa do Mundo da Fifa de 2014 e com a indicação de Curitiba como uma das cidades sede, o estádio estava entre as possibilidades de sediar jogos, porém, a Arena da Baixada, acabou escolhida como a primeira opção. E o Pinheirão, que era para ser a casa do futebol paranaense e encher o Estado de orgulho, continua abandonado e esquecido pela nossa Federação.




Texto: Rafael Peroni
Ilustração: Projeto oficial
Fotos: Daniel Castellano/Gazeta do Povo e Paraná Online

23 comentários:

  1. Triste a situação que deixaram chegar

    ResponderExcluir
  2. "Para os paranaenses, esse descaso com o estádio demonstra a situação atual pela qual passa o futebol do Paraná, com os times sempre como coadjuvantes em cenário nacional." pfff piadista vc hein, só se for coxinha e paraná, pq o Atlético vai muito bem no cenário nacional!

    ResponderExcluir
  3. Thon Santos vc é um iludido!!!!

    Se contenta com um 5º lugar (que foi sorte).......o problema dos nossos times são as diretorias que pensam pequeno.

    Estamos longe de conquistas nacionais....quem dirá internacionais......

    O pinheirão é o retrato do futebol PR par o Brasil...como esperamos ser respeitados assim???

    ResponderExcluir
  4. Lamentável o descaso da FPF com o pinheirão, que é um dos estádios mais importantes do estado, além de ter abrigado vários jogos inesquecíveis para as 3 torcidas da capital!

    ResponderExcluir
  5. normal de atleticano se contentar com um 5 lugar.

    coloca uma estrelinha na camisa iludido!

    ResponderExcluir
  6. hahaha os coxa n ganham nada faz 100 anos e vem falar merda

    ResponderExcluir
  7. no seculo em que os coxas conseguir ficar entre os 5 da 1a divisao me avisem...

    ResponderExcluir
  8. Não sabem debater nenhum assunto sem agredir os rivais.Pelo amor de Deus!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Thon,

    A nossa situação atual não é das melhores. Esse ano o Atlético fez uma grande campanha, e é inegavel que está em um momento superior ao dos outros

    Porém, ainda falta muito para o nosso estado evoluir em cenário nacional. Temos que estar sempre brigando por títulos.

    ResponderExcluir
  11. Já era pra ter sido derrubado essa bosta de estádio, não tá servindo pra nada, só pra maconheiro fumar maconha e servir de motel pra vagabundo!!! DERRUBA ESSA MERDA!!!

    ResponderExcluir
  12. o coxa consegue sempre o 5 lugar, mas na tabela de ponta cabeça. coloca tbm uma estrela por isso ow tolinho!

    ResponderExcluir
  13. ienzura...

    se Você Consiidera um Campeonato de Pontos Corridos SORTE estar na 5ª Posicção, você acho que não deve entender de nada de futebol (Y)

    ResponderExcluir
  14. Lamentável a situação do Pinheirão mesmo, põe na conta da FPF.
    Ao Iludido aí, já que o Milan das Araucárias, vai ficar sem o "Banestádio Arena" por uns tempos devido ás obras da copa, bem que o presidente de vocês podia arrumar o Pinheirão com aquela BOLADA de dinheiro público que vocês vão receber. Afinal o milan é o que menos tem dívidas.
    Ah, põe estrela por isso também.

    ResponderExcluir
  15. Dizer que o quinto lugar do atletico no brasileirao nao é nada foi piada.
    Acredito que o autor seja uma pessoa imparcial e não quis ofender o atletico. Mas com certeza vale uma retratação, considerando a boa campanha do atletico nos ultimos 10 anos. Onde foi campeao brasileiro, vice da libertadores, vice do brasileiro, alem de 15 anos seguidos na serie A

    ResponderExcluir
  16. Continuando.
    boas campanhas incluindo tambem o quinto lugar desse ano, e tambem os 4 campeonatos paranaense ganhos nessa decada.

    Isso resultou no aumento da torcida atleticana, que já é maior que a do coritiba, e também no maior reconhecimento do atletico em cenario nacional, onde nosso presidente é vice presidente do clube dos 13...

    Vale quem sabe um post da evolução do atletico na decada e a decadencia de parana e coritiba

    ResponderExcluir
  17. uma campanha boa, que nem chegou perto do titulo depois de 5 anos brigando pra não cair e os cara ja acham que o time é gigante em cenario nacional? haushushusushuausaashuashsausa

    acordem cambada, pra não ser codjuvante no estado precisa muito mais que um quinto luga em apenas um ano, precisa manter essa campanha ano a ano

    deixem de ser iludidos.. hhauhsuuashauhsauasa

    ResponderExcluir
  18. Bom, apesar de o texto não ter sido meu, acho que vale sim uma explicação.

    Em nenhum momento, ele foi feito com o intuito de ofender time X, ou time Y, mas sim destacar o descaso da federação paranaense com os times do nosso estado, e lembrar que nossos times só não estão em situação melhor graças a FPF.

    Apesar da ótima campanha do CAP na década, os últimos 4 anos foram brigando pra não cair, tendo uma grande melhora esse ano. Porém, não podemos nos contentar somente com boa campanha em um ano, e más campanhas nos outros. Precisamos manter as boas campanhas ano a ano para sermos grandes em cenário nacional.

    ResponderExcluir
  19. No mais, arrumei aquele parágrafo ali, para não gerar discódias. A única coisa que não posso alterar é a declaração do torcedor.

    Sejam sempre bem vindos a comentar no blog, deixando suas criticas, elogios, e sugestão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Sou atleticano, mas o Tarek falou tudo. É triste ver o pinheirão nesse estado, mas ainda nosso estado tem 2 estádios de primeira, que é a arena da baixada, que é um dos mais modernos da américa latina, e couto pereira, que é o maior estádio do estado do paraná. Apesar das 2 equipes serem campeãs brasileiras, não tem o devido respeito que merecem. Tem que continuar tentando e ter sempre boas campanhas e conquistar mais títulos em nível nacional e quem sabe internacional.

    ResponderExcluir
  21. Prefiro 1.000 vezes o Pinheirão do que a Vila =/

    La sim nós eramos felizes!

    ResponderExcluir
  22. Tarek Omar

    Poderia citar o recorde de público alcansado pelo Paraná Clube né? ^^ aushhahushua

    ResponderExcluir
  23. blá blá blá ... querem melhorar a imagem do futebol brasileiro, mas existem pessoas que nao sabem conversar abertamente deixando a rivalidade pelo menos um pouco de lado. penso que com uma certa união entre os times paranaenses, seria possivel causar uma melhor impressao.sei la.entendo pouco do futebol. mas o meu pensamento é que, por exemplo, com o vexame do Coritiba quando foi rebaixado, muitos atleticanos e paranistas apontaram e riram, esqueceram que nao era apenas o Coritiba prejudicado, mas sim a imagem do nosso futebol paranaense. nao to julgando nenhum tipo de torcedor, apenas as atitudes q poderiam ser de qlqr torcedor de outro time. sei la, penso assim.

    ResponderExcluir