domingo, 5 de dezembro de 2010

Especial: Jogos históricos do Trio de Ferro

A nova sessão do PRFutebol, que destaca semanalmente os jogos e clássicos históricos do Trio de Ferro, traz essa semana, um dos momentos mais marcantes da história de cada clube paranaense. Títulos que marcaram na memória dos torcedores, e até hoje trazem boas lembranças.

Bangu 1x1 Coritiba (Final do Brasileiro de 1985)


Pela 1ª vez na história, um time paranaense chegava à decisão do Campeonato Brasileiro. Em um Maracanã lotado, Coritiba e Bangu disputavam uma final inédita em jogo único. O jogo, que teve diversas chances claras de gols para os dois lados, terminou com o placar de 1x1 no tempo normal. Na decisão por pênaltis, após todos converterem a série de 5 cobranças, o atacante Ado desperdiçou a cobrança do time carioca. Coube ao Zagueiro alviverde Gomes, decretar a vitória e o título inédito do Coritiba em pleno Maracanã. Festa histórica, que virou a noite em Curitiba.


São Caetano 0 x 1 Atlético (Campeão Brasileiro de 2001) 


Decisão do Campeonato Brasileiro 2001. Atlético-PR e São Caetano protagonizavam uma final inédita em busca da sua 1ª estrela dourada na camisa. Após uma vitória por 4x2 na Arena da Baixada, o rubro negro podia até perder por 1x0 no Anacleto Campanella, que saía com o título. Mas o time queria mais, e não se intimidou com a pressão dos 3º mil torcedores adversários. Com um gol de Alex Mineiro aos 22 minutos do 2º tempo, o Atlético venceu a partida por 1x0, e conquistou o inédito título brasileiro, pra delírio da torcida atleticana, que parou a capital paranaense na comemoração do título.

Vitória 0x1 Paraná (Paraná campeão da segundona em 1992)


No dia 10/10/1992 o até então desconhecido Paraná Clube, que havia apenas 3 anos de idade, já disputava o título da 2ª divisão contra a forte equipe do Vitória diante de uma Fonte Nova lotada, com mais de 60 mil pessoas. O jogo era emocionante, a equipe baiana, precisando da vitória, partiu pra cima do Paraná, que se segurou como pôde, jogando nos contra ataques.  Até que aos 9 minutos do 2º tempo, Saulo, o tigre da Vila, em uma bela jogada fez o gol do título, que colocou o Paraná na elite do Campeonato Brasileiro com apenas 3 anos de existência.

Texto: Tarek Omar

Nenhum comentário:

Postar um comentário