sábado, 26 de março de 2011

Coritiba passeia em Irati, bate recorde histórico e fica mais perto do título

Por Tarek Omar

Considerado por muitos comentaristas como um dos jogos mais complicados do campeonato para o Coritiba, a partida contra o Iraty fora de casa ficou marcada pela facilidade alviverde na vitória por 4x2 e a quebra de um recorde histórico em 96 anos de Campeonato Paranaense, o de 28 partidas de invencibilidade na competição, somando as 11 partidas do ano passado. Além disso, o Coxa se igualou o recorde do Furacão de 2008, que alcançou a marca de 12 vitórias consecutivas e também igualou o maior recorde brasileiro de vitórias consecutivas, que é do Grêmio, com 15 vitórias em 2010.

Foi assim, quebrando um recorde atrás do outro que o Coritiba entrou em campo e logo aos 18 segundos, com Anderson Aquino após grande passe de Léo Gago, marcou o gol mais rápido do Campeonato Paranaense 2011, abrindo o placar na cidade de Irati. A equipe da casa, atrás no placar, até que tentou empatar aos 4 minutos de jogo, mas parou no goleiro Edson Bastos. E o castigo veio logo em seguida. Aos 10 minutos, o alviverde ampliou a vantagem com mais um gol de Anderson Aquino, 2x0 Coxa.

Com a vantagem no placar e a lesão de Marcos Aurélio aos 21 minutos, o Coritiba passou a cadenciar mais a bola e manteve o placar até o apito final, apesar de algumas tentativas, sem sucesso, da equipe da casa de marcar o gol.

Na segunda etapa, o Coritiba iniciou com tranquilidade e logo aos 4 minutos já marcou o terceiro gol com um belo chute de Davi, que bateu de primeira após um bom cruzamento de Everton Ribeiro. Em seguida, aos 17 minutos, em um rápido contra-ataque alviverde, Davi ampliou ainda mais o placar, marcando 4x0 Coxa e se igualando ao meia atleticano Paulo Baier na artilharia do campeonato.

Tranquilo na partida, o Coritiba cometeu mais uma vez o grave erro das partidas contra Atlético-PR, Operário e Paraná Clube. Tirou o pé, relaxou na partida e viu o Iraty marcar dois gols, pressionando o alviverde no final da partida. Um de William aos 33 minutos, após falha da zaga, e outro de Paraíba aos 39 minutos, após uma falha do goleiro Edson Bastos. Outro destaque negativo para o alviverde, foram às lesões de três importantes jogadores no elenco: Marcos Aurélio, Tcheco e Jéci. Mesmo com alguns deslizes no fim do jogo, o Coritiba mais uma vez mostrou um futebol alegre e envolvente, ganhando com facilidade os jogos disputados. 

Batendo um recorde atrás do outro, o Coritiba agora tem três partidas seguidas no Couto Pereira, contra Atlético-GO pela Copa do Brasil, e outros dois pelo Campeonato Paranaense contra Rio Branco e Corinthians-PR. Caso vença o Atlético-GO, o Coxa pode chegar a 16 vitórias consecutivas, batendo o recorde do Grêmio de 2010, que conquistou 15. Já no final de semana, caso vença o Leão da Estradinha, o alviverde pode chegar a 13 vitórias seguidas no campeonato paranaense e bater o recorde do rival Atlético-PR, que em 2008 ganhou 12 partidas consecutivas no estadual. 

Com a vitória em cima do Iraty, o Coxa se mantém invicto na competição, dispara na liderança do segundo turno e fica cada vez mais próximo de conquistar pela terceira vez em sua história um título paranaense invicto. O Iraty, por sua vez, com apenas uma vitória no segundo turno, busca a reabilitação contra o Corinthians-PR no próximo sábado, no Eco Estádio.

Foto: Ag. do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário