sábado, 19 de março de 2011

Vote: Qual foi o melhor esquadrão da última década?

Por Tarek Omar

A década passada ficou marcada por altos e baixos dos nossos clubes no cenário nacional. O Atlético-PR, que entre 2001 e 2005 foi soberano, conquistando um título Brasileiro, três títulos paranaenses, classificação para a semifinal da Copa Sul-Americana, além de dois vice campeonatos (um na Libertadores e outro no Brasileiro), lutou durante 3 anos consecutivos para escapar do rebaixamento, só voltando a realizar uma boa campanha no Brasileirão do ano passado.

Já o Coritiba, que iniciou a década com bons times, chegando a final da Copa Sul Minas em 2002, Semifinal da Copa do Brasil em 2001, classificação para Libertadores em 2003, além do bicampeonato paranaense (2003/2004), com duas grandes campanhas, amargou duas vezes o rebaixamento em um período de cinco anos, voltando a se reestruturar apenas em 2010.

Enquanto isso, o Paraná Clube, que manteve a hegemonia no Estado durante a década de 90, até chegou a fazer boas campanhas na última década, com destaque para o título paranaense e a classificação para a Libertadores em 2006, entretanto, após o rebaixamento para a Série B em 2007, o clube até hoje sofre para se recuperar e voltar a série A, tentando novamente se tornar o time vencedor dos anos 90.

Analisando a última década, podemos dizer que os três clubes tiveram grandes momentos. E para relembrar a torcida, selecionei os dois melhores esquadrões de cada clube para o torcedor escolher qual ele considera o melhor. Os escolhidos para participar da enquete foram: Atlético-PR (2001), Coritiba (2003), Atlético-PR (2004), Paraná Clube (2005), Paraná Clube (2006) e Coritiba (2010). 

Relembre dos esquadrões:

Atlético-PR (2001)

Após montar boa parte do elenco, o técnico Mário Sérgio teve uma grande série de resultados negativos e foi demitido soltando a frase: “Ou o Atlético acaba com a noite, ou a noite vai acabar com o Atlético”. Em seguida, Geninho assumiu o clube e impôs o seu ritmo no clube, que conquistou o seu primeiro título brasileiro da história após duas vitórias frente da forte equipe do São Caetano. O destaque do ano foi o artilheiro Alex Mineiro.

Elenco titular: Flávio; Gustavo, Nem e Rogério Corrêa; Alessandro, Cocito, Kléberson, Adriano e Fabiano; Alex Mineiro e Kléber Pereira.

Coritiba (2003)

Com o técnico Paulo Bonamigo, o Coritiba fez uma campanha brilhante em 2003. No começo da temporada, o time conquistou o título Paranaense invicto após a vitória por 2x0 em cima do até então invicto Paranavaí, no Couto Pereira. No Campeonato Brasileiro, o Coxa buscou o título durante boa parte da competição, mas a grande  qualidade e saída de Tcheco durante o campeonato, complicaram a campanha alviverde, que conquistou a vaga para a Libertadores diante do Criciúma na última rodada. 

Elenco titular: Fernando Prass; Danilo, Edinho Baiano e Nascimento; Ceará, Roberto Brum, Jackson, Tcheco e Adriano; Lima e Marcel.

Atlético-PR (2004)

Para muitos atleticanos, este é considerado o melhor elenco da história. Após Mário Sérgio montar um forte elenco e mais uma vez ser demitido, Levir Culpi assumiu o controle da equipe, e brigou até o último jogo com o Santos pelo título Brasileiro. O jogo crucial para a perda do título foi contra o já rebaixado Grêmio, em Erechim, em que o Furacão ganhava de 3x0 até os 25 minutos do 2º tempo e permitiu que o adversário empatasse com dois gols no último minuto. Segundo boatos de bastidores, o principal motivo da derrota foi uma briga do dirigente Mario Celso Petraglia com o técnico Levir Culpi no intervalo da partida, mas o boato nunca foi confirmado.

Elenco titular: Diego; Marinho, Rogério Corrêa e Marcão; Fernandinho, Fabiano, Alan Bahia, Jadson e Ivan; Dagoberto e Washington.

Paraná Clube (2005)

No ano em que o campeonato brasileiro ficou marcado pela máfia do apito, o Paraná Clube realizou uma campanha marcante. O time, comandado pelo artilheiro Borges, ficou em sétimo lugar na competição, com grande destaque para a goleada por 6x1 em cima do Fluminense. O momento negativo desta campanha, foram as vendas de jogos contra times paulistas ao interior do Estado, invertendo o mando e prejudicando a campanha tricolor. Porém, nada que tirasse o brilho da equipe.

Elenco titular: Darci; Marcos, Aderaldo e Daniel Marques; Neto, Rafael Mussamba, Maicossuel, Thiago Neves e Vicente; Borges e Flávio Alexandre.

Paraná Clube (2006)

Com um elenco sem nomes conhecidos, o Paraná Clube fechou o primeiro semestre com um título paranaense após quase uma década sem vencer. No Campeonato Brasileiro, a campanha paranista foi brilhante e após conquistar vitórias expressivas em jogos de Pinheirão lotado, o time conquistou a vaga para a Taça Libertadores da América no ano seguinte. No final do ano, o Paraná reestreiou na Vila Capanema, após anos longe de casa.

Elenco titular: Flávio; Peter, Gustavo, Edmílson e Eltinho; Pierre, Beto, Batista e Sandro; Leonardo e Cristiano

Coritiba (2010)

Após cair em pleno Couto Pereira, no ano do centenário do clube, e receber uma punição de 10 jogos longe de casa no Brasileirão da série B, devido a uma “batalha campal” organizada por alguns torcedores, o Coritiba iniciava 2010 com o estádio ainda interditado e sem perspectivas de futuro. Mas com um bom planejamento da diretoria, que manteve a base do ano anterior, o Coxa venceu o Campeonato Paranaense de maneira brilhante e conquistou o título da Série B com uma rodada de antecedência, mesmo jogando 29 partidas longe do Couto Pereira.

Elenco titular: Edson Bastos; Jéci, Pereira, Fabinho Capixaba e Triguinho; Leandro Donizete, Leo Gago, Rafinha e Enrico; Marcos Aurélio e Leonardo.

Analisando os elencos, qual foi o melhor esquadrão da década, para você, torcedor? Vote na enquete ao lado.

Fotos: Oficial dos clubes, Uol e Robson Mafra

9 comentários:

  1. A. Paranaense de 2004 e Coritiba de 2011.

    ResponderExcluir
  2. É melhor ser cego do que ler isso.
    O time do Atlético de 2001, 2004 e o de 2005 tá em outro patamar do que os outros...

    2001 foi campeão brasileiro, 2004 foi vice e tinha Jadson, Fernandinho, jogadores de seleção, 2005 foi vice da América, coisa que nenhum do estado chegou sequer perto.

    Que enquete ridícula.

    ResponderExcluir
  3. uhauahuha poodle se alegra com o vice...

    só eles se lembram de vice uahuahua

    ResponderExcluir
  4. Foram escolhidos os dois melhores elencos de cada clube, Evandro.

    ResponderExcluir
  5. o Atlético de 2004 foi o time que mais jogo bola em toda a história do futebol paranaense ,na era pontos corridos um time paranaense postulante ao titulo,era mto bom de ver o cap jogar

    ResponderExcluir
  6. "uhauahuha poodle se alegra com o vice...

    só eles se lembram de vice uahuahua"

    Na cultura brasileira o vice não é valorizado mesmo, mas foram resultados muito expressivos na realidade do futebol paranaense.

    "Foram escolhidos os dois melhores elencos de cada clube, Evandro."

    Então a enquete deveria ser somente entre os elencos melhores de cada time, pois os resultados falam por si, quando esses plantéis são comparados.

    ResponderExcluir
  7. Quase nem é clubista esse evandro.. kkkkkkk.. típico de atleticano que se acha o melhor do mundo.. acorde, o time do atlético de 2004 foi muito bom, mas o do coritiba de 2003 tbm.. batiam de frente facilmente.. a enquete é ridicula pra quem nao admite opiniões alheias, como vc

    ResponderExcluir
  8. Não tenho nenhum problema em admitir se o time do Coritiba, do Paraná é ou foi melhor que algum do Atlético, acontece que os resultados falam por si próprios. Do time de 2003 do Coritiba, Fernando Prass foi o que teve mais destaque (e ainda sim está no Vasco), do Atlético-2004, Fernandinho foi para a seleção e Jadson foi agora, sem falar em dagobambi, que saiu pro SP.

    ResponderExcluir
  9. E o Atlético-2004 quase foi campeão, se não fosse aquele 3x3 em Erechim, teria sido (e o time do Atlético era o melhor do Brasil)

    ResponderExcluir