terça-feira, 15 de março de 2011

Polêmica: Oito clássicos na última rodada do Brasileirão

Por Tarek Omar

A CBF divulgou ontem a tabela do Brasileirão 2011. Após as suspeitas de que, para prejudicar o rival, alguns jogos foram entregues nas últimas rodadas dos campeonatos anteriores, a tabela mudou drasticamente em 2011. Dessa vez, todos os clássicos estão marcados para a última rodada, evitando assim, qualquer suspeita de corpo mole.
De fato, os clássicos no fim darão um brilho a mais para o campeonato. Por exemplo, imagine o seu time sendo campeão em um Atletiba. Ou rebaixando o adversário para a segunda divisão. E por que não, jogando uma água no chopp da festa do rival? Independente da situação, a promessa é de casa cheia e muita emoção nas rodadas finais do Brasileirão 2011.
Nesse aspecto, ponto para a CBF, que ouviu as críticas dos últimos anos e vem tentando melhorar o campeonato, evitando que manipulações como essas possam ocorrer novamente (Vamos esquecer a arbitragem neste texto).
Porém, não poderemos esquecer-nos das consequências que um clássico trará nas últimas rodadas. Se eventualmente o Cruzeiro rebaixa o Atlético-MG, ou o Grêmio é campeão em cima do Internacional, qual seria a reação da torcida perdedora, ao amargar uma derrota no nacional justamente contra seu maior rival? O policiamento terá de trabalhar muito nessas rodadas.
Até aí, apesar de perigoso, é normal, pois durante anos já ocorreram clássicos em decisões. Entretanto, os principais problemas serão nos clássicos cariocas e paulistas, porque são quatro grandes clubes em cada estado, e consequentemente, dois clássicos no mesmo horário. Nessas duas cidades, os jogos terão que ser muito estudados pela Polícia Militar, pois a possibilidade de haver confronto, digamos que é de uns 95%.
E não é exagero, pois, analise comigo. Último jogo da temporada, um time será campeão, outros serão rebaixados e uns ainda irão para a Libertadores, tudo isso em cima do seu principal rival. A torcida perdedora sairá do estádio de cabeça quente, e encontrará outros torcedores saindo de outros clássicos, alguns comemorando e outros também de cabeça quente. As chances de inconsequentes protagonizarem brigas generalizadas serão grandes.
Em um contexto geral, podemos perceber que essa mudança de tabela trará alguns pontos positivos, mas também, outros negativos na disputa final do Brasileirão. Entretanto, o risco é necessário para sabermos como será um nacional com clássicos nas últimas rodadas. O desfecho dessa história só será conhecido no final da temporada.
Fotos: Arquivo, Revista Placar e Gazeta Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário